terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Resoluções de novo ano e um pãozinho caseiro

Este ano que entrou fiz algumas resoluções, dependendo do ponto de vista, podem ser ou não de fácil resolução. Para mim, tentei não elevar muito a fasquia, mas manter objectivos de fácil/média dificuldade, e tentar não ter as expectativas muito altas, para também não criar sentimentos de frustração.
Escolhi este ano para tratar de mim, evouluir em alguns aspectos que acredito que vão trazer bem-estar e equilibrio a mim própria, porque antes de mais, de podermos estar bem para ajudar os outros, é estarmos bem connosco próprios. EU escolho estar bem e partilhar consequentemente esse sentimento!
Uma das resoluções passa também por fazer uma alimentação cuidada, tenho alguns cuidados, há já bastante tempo, até porque com duas crianças pequenas, procuro que haja um equilibrio. Doces só se comem ao fim-de-semana, sendo que há excepções à regra.
Ao domingo faço sempre um bolinho caseiro, e um pãozito que para já, é de receita simples, mas que todos gostamos lá em casa, e que se prepara em 5m. Levo quase sempre comida para o trabalho, como fruta e vou comendo o bolinho de domingo conforme me apetece. Tento substituir os ingredientes comuns (farinha açucar, óleo)  por outros mais saudáveis. Todos os gestos contam, e o caminho faz-se andando.


 

 
 
 
Receita:
 
4 dl Farinha de trigo
2 dl farinha Centeio integral
2 dl leite
2 dl iogurte natural
2 c. sopa óleo
2 c. sopa mel
1 dl mistura de sementes a gosto, pode acrescentar-se frutos secos
1 c. chá sal
1 c. chá femento em pó
1 c. chá bicarboneto de sódio 
 
Pré-aquecer o forno a 180º
 
Numa tigela mistura-se leite+iogurte+óleo+mel
Acrescenta-se os restantes ingredientes, misturar tudo rapidamente e colocar numa forma de bolo inglês.
Salpicar o pão com sementes.
Vai ao forno 50 m ou fazer teste do palito.
 
Fica com uma textura parecida a um bolo, mas mais compacto.
 
Come-se bem, mesmo sem manteiga! :)
 
 
 
 



8 comentários:

  1. Olá fofinha. Que belas resoluções! Quero ficar a par de tudo. Abdo também à dois dias para fazervum pãozinho de muesli rápido. Esta tua receitinha também deve ficar boa substituindo o óleo por um bocadinho de courgette ralada. Beijinho grande. Fotos lindas.

    ResponderEliminar
  2. Tem tão bom aspecto, Cláudia!! :) Ainda por cima saudável. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Não vou tecer qualquer tipo de comentário em relação a esta receita :)

    adeusssssss

    ResponderEliminar
  4. Minha querida que bom que tomaste estas resoluções, tenho a certeza que vais trazer muitos benefícios à tua vida com elas! E como sabes eu aqui estarei a acompanhar-te!
    O teu paozinho está com excelente aspecto minha querida, e ainda por cima feito com ingredientes saudáveis, yumiii!
    Beijinho enormeeeee*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, sim. E isso deixa-me para lá de feliz!
      Beijinhos

      Eliminar